Gente que gosta de gente

Com uma trajetória de mais de 30 anos caminhando ao lado dos movimentos sociais e em defesa dos direitos dos trabalhadores, Claudio Janta chegou à política com um olhar diferenciado em relação às necessidades das pessoas. Para ele, legislar não envolve apenas projetos, mas a defesa de grandes CAUSAS.

Saúde 24h e Escola Integral

​Eleito vereador de Porto Alegre, conquistou a aprovação de projetos importantes que transformaram causas, antes consideradas impossíveis, em realidade. Abraçando reivindicações populares como os Postos de Saúde 24h e as Escolas de Tempo Integral, mobilizou o parlamento e consolidou duas modificações na Lei Orgânica do Município de Porto Alegre. Agora, a ampliação do atendimento nos Postos de Saúde e o investimento público para ampliar o turno integral na rede municipal são obrigação de todas as gestões futuras.
 

+ de 140 projetos

​No Legislativo da Capital foram mais de 140 projetos apresentados, além do trabalho desenvolvido junto a comissões especiais para discutir avanços e assegurar direitos. Reconhecido pela coragem das manifestações contundentes na tribuna, denunciando abusos e falta de transparência dos governos, nunca ficou limitado ao espaço do parlamento na defesa das suas causas.

Autismo

Com a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista, em abril de 2019, presidida por Janta, ampliou-se as discussões sobre o Autismo. O difícil acesso a terapias, falta de atividades complementares ao ambiente escolar e a pouca atenção dedicada às famílias estão entre as dificuldades levantadas por quem convive com o autismo. Os relatos trazidos por autistas e seus familiares revelaram mais uma necessidade: o estabelecimento de um espaço físico dedicado a estas demandas.

Constituir um serviço público, com acesso gratuito às múltiplas terapias e atividades que auxiliam no desenvolvimento da pessoa com TEA tem levado à reivindicação de Centros de Referência do Autismo. Abraçando mais essa causa, Claudio Janta, destinou mais de R$ 3milhões de emenda impositiva para a implementação do centro na Capital.

Coragem a serviço da população

​Entre os grandes marcos de sua atuação como vereador estão as ações populares. Foi o primeiro vereador a entrar na Justiça pela retomada da isenção na segunda passagem no transporte coletivo e pela redução da tarifa com o pedido do repasse da desoneração do combustível ao usuário. Denunciou a retirada de direitos de estudantes, professores, servidores públicos e pessoas com deficiência e posicionou-se contra o aumento de impostos. 

Janta defendeu a construção de uma regulamentação para o transporte individual de aplicativos - Lei que hoje é modelo para outros municípios, além de encaminhar uma série de iniciativas para preservar e constituir direitos para os trabalhadores do segmento, nas variadas modalidades.

Mantendo a proximidade com a população, ele lançou o Gabinete Móvel - uma unidade itinerante que percorre diariamente os bairros da Capital, fiscalizando os problemas da cidade e encaminhando os pedidos de providência da população.

Trabalho e coragem são características do seu legado, dedicado a defender as grandes causas da população, com a experiência de quem conhece o caminho para torná-las realidade.