Postos de Saúde 24 horas

Conheça o projeto que deu origem à ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Alegre

Abaixo-assinado

Um problema comum a muitas comunidades de Porto Alegre levou, no ano de 2011, ao início de uma grande mobilização popular: a reivindicação pela ampliação do atendimento nos Postos de Saúde, através de um abaixo-assinado.

FOTO 2.jpg

Mobilização

Ganhando notoriedade, o movimento marcou presença em todas as regiões da cidade, em assembleias e espaços de participação popular, como o Orçamento Participativo (OP).

FOTO 3.JPG

Reivindicação chega à Câmara

Eleito vereador, no ano de 2013 Claudio Janta literalmente carregou a mobilização até o plenário - cerca de 100 mil assinaturas foram entregues ao Legislativo, junto ao projeto de Lei dos "Postos de Saúde 24h", que propôs uma alteração inédita à Lei Orgânica Municipal, determinando a ampliação dos serviços de atenção básica à Saúde.

FOTO4.jpg
 

Projeto APROVADO!

Obedecendo aos trâmites de dois turnos de votação, o projeto de Lei dos Postos de Saúde 24 horas foi definitivamente aprovado no ano de 2016, levando à promulgação da emenda 42 à Lei Orgânica do Município.

Saúde2.jpg

Turno estendido até 22 horas

Em março de 2017 a Unidade de Saúde São Carlos, localizada junto ao Terminal Antônio de Carvalho, no bairro Agronomia, foi a primeira a implementar o turno estendido de atendimento. Das 18h às 22 horas, o posto passou a atender sem agendamento prévio, por ordem de chegada e não apenas ao público de referência - finalmente, as portas estavam abertas para consultas fora do horário comercial.

FOTO 6.JPG

Atendimento noturno: do sonho à realidade em todas as regiões!

Já são oito unidades de saúde com localização estratégica oferecendo acesso a consultas no turno estendido (18h às 22h). À noite é possível buscar atendimento nos seguintes postos de saúde:

São Carlos | Modelo | Tristeza | Ramos | Diretor Pestana | Primeiro de Maio | Morro Santana | Belém Novo

modelo%202_edited.jpg
 

Claudio Janta ©2020